quarta-feira, 4 de maio de 2011

Courtesy


Voltando ao que eu dizia, o mundo precisa de mais gentileza. Pare para observar as pessoas em seus carros durante a manhã: é raro vermos um sorriso, é raro alguém dar a vez no trânsito. A maioria delas de cara fechada, emburrada, e ao ecoarem suas buzinas com a maior prepotência possível, é como se dissessem: “eu sou mais importante e estou com mais pressa que você, quando eu comprar essas ruas só pra mim, vocês vão ver”.

É incrível a capacidade de certas pessoas, de não responderem o bom dia de alguém num elevador, de chegarem ao seus escritórios mal-humorados, e começarem os seus dias pessimamente, e ainda por cima, por vontade própria. Até mesmo caminhando no parque durante a manhã, são incapazes de compreender a beleza a sua volta, e praticar o exercício diário com o maior ar de obrigação. O mundo está tão carente de cortesia, que chegamos a estranhar quando recebemos. Quem nunca ficou com medo quando um estranho lhe ofereceu ajuda na rua, mesmo por bondade, que atire a primeira pedra.

A falta de amor não faz apenas mal ao carente, e sim a todos que estão ao redor. Ser exigente, é diferente de ser mal-educado, ser forte é diferente de ser ríspido, e ser poderoso é diferente de ser egocêntrico. Conhecemos o real valor das pessoas, vendo como ela trata ao seus subordinados. E muitas vezes, lamentamos por elas. Vários acham graça ao ver um chefe dizer absurdos aos seus funcionários, um senhor de mais idade sendo tratado como ignorante, ou uma pessoa chamado a outra de incompetente, e contestando sua capacidade, mas as pessoas de verdade, as pessoas de coração, sentem-se mal ao presenciar cenas como essas.

Muitas vezes, ouvi pessoas dizendo “minha educação depende da do outro”, e acredito que esse seja o maior mal da humanidade. Esperar a iniciativa do outro, não lhe torna melhor, o que lhe torna melhor é respeitar, mesmo quando desrespeitado. E estes, os que conseguem fazer isso, estes sim, são os bons. “Quem planta cortesia, colhe cortesia”.

Um comentário:

  1. concordo com vc, as pessoas naum tratam as pessoas como iguais, eu me surpreendi com uma pessoa dizendo que ajudaria um cachorro mas naum um mendigo, ninguem eh melhor do que ninguem por nascer numa boa familia, uma pessoa so é grande quando reconhece sua pequenez...
    lindo o seu blog, estou seguindooo

    ResponderExcluir